quarta-feira, 6 de maio de 2009

Como colocar maquinas virtuais em rede usando VMware Server – Parte III


Introdução

Como já havia mencionado na parte I e parte II desse artigo, VMware Server fornece 3 maneiras para que você possa configurar uma máquina virtual em uma rede virtual

Configurações de Redes Possíveis

O VMware Server trabalha com 3 possíveis configurações de Rede.

• Rede Bridge
• Rede NAT
• Rede Host-Only


Já falei da Bridge e NAT suas possíveis aplicações, agora, vamos falar de Host-Only

Rede Host-Only

Este modo de rede é usado quando queremos criar uma rede virtual que funcionará entre máquinas virtuais dentro do Host, por isso o nome HOST-ONLY (somente no host)

Mas ATENÇÂO este tipo de rede não se conecta a Internet diretamente.

Host-Only cria uma conexão de rede que está completamente contida dentro do Host esta abordagem pode ser útil se você precisa criar uma rede virtual isolada.

Exemplo:

Imagine que você quer criar um ambiente de teste onde terá 3 maquinas virtuais, 1 (uma) Linux e mais 2 (duas) Windows XP e a sua intenção seja criar uma ambiente de teste para estudar Linux e queira colocar estas 3 máquinas em rede para testar algumas soluções.

Host-Only seria ideal, neste exemplo as 3 maquinas “falariam” entre si através da interface VMnet1 o que lhe possibilitaria por exemplo testar configurações de:

• Samba – Domain Controller Linux
• Squid - Proxy
• LAMP – Servidor Web
• Iptables – Firewall Linux

Caso quisesse compartilhar a internet através do Linux para as outras máquinas virtuais você poderia usar duas interfaces no Linux como abaixo:

Nat – Para receber a Internet – WAN
Host-Only – Para compartilhar a Internet com as demais máquinas – LAN

Aplicações

• Criar ambiente de teste de configurações, soluções e softwares
• Criar uma rede isolada para testes vários.


Conclusão:

Este tipo de Rede é uma boa saída para você que quer criar um ambiente para estudo, pois te possibilita testar soluções antes de aplicar em ambientes de produção.

16 comentários:

  1. Olá Alexandre.

    Tenho uma duvida sobre essa sua observação:

    "Caso quisesse compartilhar a internet através do Linux para as outras máquinas virtuais você poderia usar duas interfaces no Linux como abaixo:
    Nat – Para receber a Internet – WAN
    Host-Only – Para compartilhar a Internet com as demais máquinas – LAN"

    Na minha casa, a minha net vem do vizinho(compartilhada), e eu estou utilizando maquinas virtuais no meu pc p/ testar o squid. Em vez de usar a interface do Linux que ira acessar a internet como Nat eu poderia usar como Bridge? Ate pq o Nat ja esta sendo feito no meu vizinho.Certo?
    Antecipadamente obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Rogêr,

    Todas as duas abordagens estão corretas.

    É como na vida real se você quiser que sua rede seja uma extensão da rede de seu vizinho usa-se Bridge (ponte) a sua máquina teria a mesma faixa de IP da rede dele ou seja receberia IP "válido" que vale na rede dele, o que deixaria sua VM exposta a rede dele.

    Usando NAT o VMware usaria IP da rede dele como IP válido e lhe daria outra faixa de IP n HOST-ONLY, como se fosse um roteador, isolando a sua maquina da rede de seu vizinho criando assim uma subnet independente.

    As duas abordagens estão corretas, mas os resultados que serão outros.

    ResponderExcluir
  3. Entendi. Porém estou tendo problemas e acredito que seja na configuração das interfaces.
    Estou tentando criar um cenario, inicialmente com uma vm XP e outra server 2003 e depois irei colocar o Linux. Coloquei uma interface do 2003 como NAT e ja tentei como Bridge tb, e outra como somente Host-Only e na vm XP coloquei a interface como Host-Only.Levantei servidor dhcp,dns e ad, a vm xp pegou ip do escopo dhcp da vm do 2003 porém não consegui acessar a internet atraves da vm xp. Uma outra observação é que ao pegar end. automatico o xp não identifica o gateway padrão.Resumindo o que estou tentando fazer é colocar o xp pra acessar a net atraves do 2003.Eu sinceramente não sei que tipo de erro estou cometendo, ficarei grato se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Ja resolvir o problema meu caro, se quiser nem precisa aceitar o outro comentario.
    Mas de qualquer forma, muito obrigado. Recomendarei seu blog quando necessario.

    ResponderExcluir
  5. Rogêr

    foi o tempo de eu pensar e resolver, hahah

    Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  6. Olá alexandre boa noite. Queria pedir uma ajuda. Tava procurando na net a respeito de virtualizacao e caí no seu blog hehehe
    É o seguinte: Tenho uma rede doméstica com alguns pcs. Tenho o virtual box aqui no pc instalado. Eu queria instalar um servidor virtual para poder filtrar demasiadas aberturas de portas udps que chega a reiniciar o modem devido ao torrent ligado aqui em casa.Hoje estou fazendo dessa forma: Ligo a net no meu pc em uma placa de rede e na outra eu placa jogo num switch para distribuir na casa, todos têm IP fixo exceto o meu pc que hoje funciona como servidor já que estou utilizando o NETLIMITER para regular a distribuição da internet. Então eu faria dessa forma. A internet vem para o meu pc que será o host, na maquina virtual seria instalado uma distribuição tipo brazilfw ou coyote e qualquer um dos dois seriam um servidor virtual distribuindo a internet pra o host e para os pcs que estão aqui na rede. Já tentei uma vez mas não consegui utilizar. Se você puder ajudar, agradeceria hehe.
    Valeu

    Leo

    ResponderExcluir
  7. Alexandre,
    td bem? Preciso de uma ajuda sua, se possível. Tenho um host com duas máquinas virtuais (winxp e win2003server), estou tentando colocá-las em rede. Configurei ambas interfces das máquinas virtuais no modo host-only. O problema é que o winXP consegue pingar para o win2003server, mas o contrário não é possivel. Isso é problema de roteamento ou da minha vm. Estou usando um modem adsl2 500b e uma roteador wireless DL 524.
    Desde já agradeço.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo,

    Se você estiver usando VMware tente instalar ou atualizar em ambas máquinas virtuais o VMware Tools.

    Tente também no Windows XP liberar no Firewall o tráfego de ICMP.

    Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  9. Caro Amigo,

    Será possível sim, se você consegui fazer que a sua máquina virtual consiga trabalhar com 2 placas bridge , um ligada ao modem e outra ligada ao switch e uma terceira para máquina Host, ligada também a switch.

    Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  10. Alexandre, sou estudande de redes e tenho uma curiosidade. li seus comentários sobre VM mas tenho algo na pratica mostrando como se faz isso. um tutorial porque sem mexer no VM mas não sei contruir esse cenario de colocar maq virtuias se falando umas com as outras, criar uma rede virtual. Voce pode me ajudar com isso
    Edson Salgado

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, estou com uma duvida sobre a configuração de rede entre as vms.

    Tenho dois hosts com vmware server ligados via um switch, preciso fazer que as vm´s se enxerguem, qual seria a melhor configuração de rede para que isso seja possível??

    Obrigado
    Daniel

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Alexandre, estou com uma dúvida de como setar o vmware para duas maquinas virtuais. No caso tenho um virtula com win 2008 com DHCP, e outra máquina ainda sem S.O e que deverá bootar pela placa de rede pegando o DHCP deste servidor. O problema é que não consigo de maneira alguma setar um configuração que funcione para a outra máquina que quando iniciada pelo nic de rede, receba o ip do servidor 2008 com DHCP.Preciso que funcione desta maneira pois estou estudando do WDS. Agradeço por sua ajuda desde já.

    Henry Wood - São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  13. amigo e quando eu tenho a seguinte situação:
    maquina fisica 1:
    rodando :
    matriz01 192.168.1.1
    Filial01 192.168.2.1
    filial02 192.168.3.1
    cluster01
    cluster02
    roteador linux debian para resolver as faixas de ip diferentes e pingar entre si. todas host only.
    Nat para internet no linux compartilhada para todas as outras.

    Maquina fisica 2:
    rodando:
    matriz02 172.16.1.1
    filial01 172.16.2.1
    filial02 172.16.3.1
    cluster01
    cluster02
    roteador linux debian para resolver as faixas de ip diferentes e pingar entre si. todas host only.
    Nat para internet no linux compartilhada para todas as outras.

    minha duvida é a seguinte, eu consigo comunicar as maquinas virtuais estando em maquinas fisicas diferentes? quero fazer pelo router em linux ou alguma outra solução semelhante...

    aguardo auxilio.

    Obs: estou usando VmWare Workstation 8.0 full.

    ResponderExcluir
  14. Alexandre, seu site blog é otimo para todos inclusive entusiastas em novas tecnologias. Hoje é necessário sempre obter novos metodos de teste de ferramentas em ambientes isolados para melhorias em empresas e você, com sua iniciativa, promove isso com uma linguaguem simples e concisa. Estou colocando em prática suas explicações sobre o Virtualização e desejo a você muito sucesso.

    Obs: Gostaria de saber mais sobre seus treinamentos como vagas, formas de pagamento e se caso surja uma turma aqui onde moro, se teria como fornecer aula e material de estudo. Email: valneyf@yahoo.com

    Grande abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  15. olá caros amigos!
    sou apenas estudante de linux e gostaria de saber como liberar as máquinas para acessarem a net pelo serv. linux...sei que tem umas configurações do firewall e autenticações do squid.

    Grato!
    Edvilson
    edy.taty@oi.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ola Alexandre sera que pode me ajudar


    Tenho uma maquina fisica com internet,tenho tambem tres maquinas virtuais,uma linux e 2 windows,quero configurar todos os servicos no linux todas as maquinas compartilhar internet vindo da maquina fisica,alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir