9 Fatos sobre Linux que você precisa saber

 
 

Quando um novo aluno ingressa no meu Curso Online Samba 4 – Active Diretory Compatible Server  , é comum  se espantarem com alguns fatos sobre Linux que eles não sabiam e que ajudam a compreender a filosofia por traz do sistema Linux.
 
Veja alguns fatos interessantes: 
 

Fato 1 : A maioria das distribuições baseia-se em 3 distribuições Linux .

 
 
É isso mesmo apenas 3 e são : Debain , Fedora, Slackware
 
Sim, certamente essas distribuições que você tenha pensado agora são derivadas das 3 que citei . Se você acessar a pagina http://distrowatch.com/ você irá comprovar isso , basta clicar no nome da distribuição desejada e verá no item  BASEADO EM , a informação que acabei de afirmar .
 

Fato 2 : Existem distribuições independentes 

 
Mas há distribuições independentes também , que não são derivadas das 3, que citei no item anterior, que contam com um projeto sólido de desenvolvimento , suporte e  uma comunidade ativa, que é o caso das distribuições:

  • Arch Linux
  • Gentoo Linux
  • Puppy Linux
  • KaOS
  • PCLinuxOS
  • ROSA
  • OpenMandriva  
  • OpenSuse
 

Fato 3 : O Linux não é um sistema operacional o Linux é apenas um kernel ( núcleo) 

 
Um kernel sozinho não faz nada , ele precisa de um conjunto de softwares para funcionar ,aí então temos um sistema operacional , por isso que você ver escrito algumas vezes a palavra GNU/Linux , pois é a soma do Kernel Linux criado por Linus Torvalds com o sistema operacional GNU criado por Richard Stallman .
 
 

Fato 4 : O Linux Não foi criado do zero 

 
Ele é baseado no MInix um sistema operacional baseado no Unix.
 
 

Fato 5 : O Linux é distribuído com licença GPL que foi criada pela Free Software Foundation e se baseia em 4 liberdades :

 
 
1. liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade zero);
2. liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1), sendo o acesso ao código-fonte um pré-requisito para esta aspecto;
3. liberdade de distribuir cópias de forma que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade 2);
4. liberdade de melhorar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade três). Novamente, aqui o acesso ao código-fonte é um pré-requisito. 
 
Essa licença já está na versão 3 e pode ser consultada em www.gnu.org/licenses/gpl.html
 

Fato 6 : O Linux não é de Graça

 
É sim de código aberto, mas pode sim  ganhar dinheiro distribuído Linux , desde que não se viole as 4 liberdades citadas acima. Como é o caso da empresa RedHat que ganha dinheiro com o Linux  , mas não viola as liberdades da licença GPL liberando o código fonte para que outra comunidade distribua livremente  com o nome de Centos .
 

Fato 7 : O Linux não precisa ser instalado

 
Sim, o linux não precisa ser instalado para que você teste o sistema, você apenas precisa de um distribuição que rode direto do CD , distribuições chamadas de LiveCD .Basta que você dê um boot no CD e pronto, você poderá usar o sistema completo sem formatar seu computador.
 

Fato 8 : Você já usa Linux em seu dia dia.

 
Você pensa que não mas você já usa Linux em seu dia a dia e talvez nunca se deu conta disso. Se você tem um telefone modernos (os chamados smartphone) você deve usar o sistema Android em seu celular e o Android nada mais é do que um sistema Linux portado para celular. 
 
 

Fato 9 : O Linux não é apenas para usuários avançados

 
Já foi o tempo que usar Linux era algo de nerd e ou de geek , ou de seres que eram dotados de um Q.I acima da média.
Hoje já tempos distribuições Linux para todos os gostos e nível de conhecimento, e aqui vai uma dica:
 
Se você que usar o Linux em seu computador pessoal opte por usar a distribuição Mint e se você está iniciando seus estudos em servidores Linux opte pelo Debian
 
No caso do Mint você terá um sistema amigável para usar em seu computador pessoal, totalmente pronto , pronto até para usar o seu minimodem, wireless e etc sem precisar de fazer configurações complicadas  e no caso do Debian para servidores, você irá ter um sistema estável e amigável mesmo usando apenas linha de comando .
 

Conclusão 

 
Esses fatos são interessantes entendermos, para que possamos compreender ainda mais a filosofia por trás do Linux e assim não ser apenas mais um que usa o sistema sem saber o que está por trás dessa maravilha que revolucionou o mercado de tecnologia. 
 
Quais desses fatos que você não sabia e que te intrigou mais ? E qual outro fato que você sabe sobre o Linux  que queira dividir comigo? Deixe a sua contribuição nos comentários .

Alexander Silva

Alexander Silva é Diretor e fundador da AS tem vasta experiência em treinamento e capacitação de profissionais de TI, experiência essa adquirida com mais de 10 anos atuando no mercado. Alexander Silva é Linux: LPIC-1 | LPIC-2 | CLA Novell - SUSE Linux Certified | CompTIA Linux + Microsoft: MCP | MCTS | MCSA | MCSE

You may also like...

  • Everton Lopes

    Fato 11… Arch Linux é independente e completo

  • Everton Lopes

    Fato 12… openSUSE é independente e completo

  • Alexander Silva

    OK Everton Lopes , obrigado pela contribuição . Seu comentário é pertinente e contribuidor . E a propósito, agradeço pela revisão de texto Free que me concedeu . Obrigado pelo seu precioso tempo disponibilizado.

  • Everton Lopes

    Free não.. Livre rs

  • Alexander Silva

    kkkkkk …..boa.

  • Everton Lopes

    O fato é que isto é importante pois há muitos ignorantes que dizem "odiar" linux por "não ter jogos", por ser difícil etc etc, e na verdade não largam ele por nada…….

  • David Torres

    cara eu uso o ubuntu muito bom

  • Alexander Silva

    A canonical tem feito um excelente trabalho com o Ubuntu .

  • Everton Lopes

    🙂 Afinal fui um chato útil rsrs e me desulpe pelo primeiro comentário (apagado) pois realmente fiquei chateado de ler que só existiriam apenas 3, tendo eu conhecido a maioria das distribuições independentes que existem,claro que existem milhares de entulhos "remasters" das distros que já são baseadas em outras e estas nem tem poque contar mesmo, porém como eu disse e você também adicionou no artigo, existem sim mais que 3 distribuições de fato

  • Alexander Silva

    Não se preocupe amigo tolo é o homem que não aceita a correção , sua ajuda foi muito útil e eu levo a vida sob esta verdade : Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber. Provérbios 9:9

  • Maxwell Chaves

    Brother se não for asneira o que falo, Fedora Project é derivado do RedHat… Sendo a mesma base de teste para o próximo RedHat Enterprise ®. No modo como está escrito, parece ser um S. O. totalmente independente e sem traços da era RedHat desktop.

  • Alexander Silva

    Irei considerar seu comentário e fazer a atualização recomendada. Obrigado.

  • Alexander Silva

    Corrigido !! Obrigado pelo comentário.