Como fazer downloads via linha de comando no Powershell

Algumas vezes em nosso dia a dia precisamos fazer downloads via linha de comando , alguns motivos seria a necessidade de baixar um script e ou alguma aplicação para ser instalada no servidor em modo server core .
Então pensando em algumas dessas necessidades resolvi escrever esse tutorial para te apresentar alguns modos para que você consiga esse feito.

Modo 1

Baixando de um compartilhamento de rede usando protocolo SMB (Server Message Block)
Neste modo você pode obter arquivos em um compartilhamento de rede e fazer a transferência via protocolo SMB para a sua máquina , então use o comando abaixo

 

 

Modo 2

Baixando arquivo de um servidor web e ou servidor FTP
Este modo é ideal para quando precisamos baixar algum arquivo da Internet para executarmos em nossa máquina , os comandos abaixo podem ser executados interativamente ou dentro de scripts .Comando válido para o PowerShell 3.0

 

PS1: Observe que o parâmetro –outfile nos possibilita informar onde o arquivo baixando será armazenado , mas não basta informar somente o diretório temos que informar também o nome do arquivo que será gerando .
No meu exemplo baixei o utilitário putty.exe então informei que o arquivo a ser gerado seria “putty.exe” assim como o nome do arquivo a ser baixado.
PS2: Para quem está acostumado com Linux o Invoke-WebRequest é semelhante ao comando wget que tem o mesmo proposito no Linux baixar arquivos pelo terminal.
Se não informarmos o caminho a ser gravado com o parâmetro –outfile o arquivo será baixado para o diretório corrente ,veja o exemplo abaixo :

 

Bom, é isso aí , espero que tenha sido útil até a próxima .

Alexander Silva

Alexander Silva é Diretor e fundador da AS tem vasta experiência em treinamento e capacitação de profissionais de TI, experiência essa adquirida com mais de 10 anos atuando no mercado. Alexander Silva é Linux: LPIC-1 | LPIC-2 | CLA Novell - SUSE Linux Certified | CompTIA Linux + Microsoft: MCP | MCTS | MCSA | MCSE

You may also like...