Vmware VS Hyper-v VS XenServer VS KVM – Qual é O melhor ?

Quando eu publiquei o artigo Atenção ! Não pense em virtualizar Linux e FreeBSD no Hyper-v sem antes ler este artigo , eu recebi alguns comentários nas redes sócias de alguns defendendo com unhas e dentes os virtualizadores que usam, então vi que a paixão era maior que a razão, coisa que um profissional de verdade não pode ter, pois não podemos fazer escolhas na área de TI movidos por paixão , mas por eficiência, segurança , estabilidade.

Por isso o motivo desse novo post.

Qual é a melhor plataforma de virtualização ? Qual plataforma de virtualização usar no meu projeto ?

Talvez esse post pode te dar uma ajudinha.

Quando vamos criar um projeto de virtualização temos que levar em consideração vários fatores para que nosso projeto seja eficiente, estável e seguro.

  • Temos que colocar na balança o que o nosso projeto precisa.
  • O que a plataforma de virtualização pode oferecer.
  • Como vamos gerenciar.
  • Se haverá nuvem priva e ou publica.
  • Temos que analisar se os recursos financeiros que temos para o projeto podem bancar todas as vantagens de uma determinada plataforma.

 

Então começa o trabalho de comparações, cotações que parece que nunca terá fim, pois não é simplesmente tomar partido de uma plataforma e estará tudo resolvido, temos que fazer uma analise seria para que possamos escolher algo que seja ideal para o nosso projeto .

Tendo em vista as dificuldades e problemas que temos nessa fase o Andreas Groth que é Virtualization & Cloud Architect da IBM criou a Virtualization Matrix que é como ele chama uma “Agnostic Virtuzlization Comparison”, ou seja, uma plataforma de comparação INDEPENDENTE e IMPARCIAL das principais plataformas de virtualização do mercado.

virtualization-matrx

Você pode fazer uma comparação completa e detalhada das plataformas lideres do mercado, como:

 

  • VMWARE,
  • KVM(RedHat)
  • Hyper-v (Microsoft)
  • Xenserver (Citrix)

virtualizadores

Com a Virtualization Matrix você terá :

  • Uma matriz de referencia independente para comparar funções e recursos dos virtualizadores lideres do mercado .
  • Uma ferramenta self-service de análise de virtualização e nuvem privada.

Ela vai ser útil para você fazer tomar como uma base de avaliação de produtos , mas não serve para fazer uma analise complexa , uma vez que cada projeto e cada ambiente tem as suas particularidades e embora seja um plataforma independente de fabricante certos aspectos da análise será um reflexo do ponto de vista pessoal do Andreas Groth.

A matrix tem 10 funções que podemos usar como pode ser visto na figura abaixo (clique para ampliar):

 

menu-virtualization-matrix

 

 

 

  1. Matrix Score:Quadro que lista o placar de avaliação por produto e por categoria  (se selecionado)
  2. Category: Use para alterar as categorias para análise você pode selecionar “Todas as categorias” (padrão) ou se concentrar em subcategorias específicas
  3. Refresh: Atualiza a tabela da matrix (por exemplo, após a seleção de produtos diferentes)
  4. Print and Custom Analysis:cria relatórios personalizados gratuitos e Imprimi
  5. Product Selection:Alterar Fabricantes, produtos, e edições a serem incluídas na comparação
  6. Matrix Options:Marque se você quer incluir versões antigas de virtualizadores e versões que incluem taxas adicionais .
  7. Matrix Status:Indicador de status (ou atualizações pendentes), notícias e atualizações recentes
  8. Product Column: Coluna que lista todos os recursos para fabricante / produto / edição selecionado
  9. Recent Blogs : O que foi publicado recente do blog
  10. Feature:Clique nesse campo para obter detalhes a fundo do recurso ou para enviar um feedback ou considerações.

 

Acesse a matrix nesse endereço http://www.virtualizationmatrix.com/ saiba mais sobre o Andreas Groth

 

Conclusão

Agora que você poderá fazer uma analise das principais plataformas de virtualização qual a resposta para a pergunta titulo desse post ?

Vmware VS Hyper-v VS Xenserver VS KVM – Qual é O melhor ?

Há ! você quer saber a minha opinião ?

A minha opinião é : Depende do projeto ( resposta motivada pela razão e não pela emoção )

Tem outra opinião ? Comente, vamos iniciar aqui um fórum de debate.

Foi útil ? compartilhe nas redes sociais

 

Vídeo Demo

 

 

Alexander Silva

Alexander Silva é Diretor e fundador da AS tem vasta experiência em treinamento e capacitação de profissionais de TI, experiência essa adquirida com mais de 10 anos atuando no mercado. Alexander Silva é Linux: LPIC-1 | LPIC-2 | CLA Novell - SUSE Linux Certified | CompTIA Linux + Microsoft: MCP | MCTS | MCSA | MCSE

You may also like...

  • João Carlos Beltran

    Olá! Quando você menciona que a escolha depende do projeto, você se refere ao HW e SW que será utilizado? Se os produtos forem Microsoft, obviamente o Hyper-v se enquadra, Linux o KVM e etc. E no caso de um projeto híbrido com diversas plataformas? Como avaliar a melhor solução de virtualização?

  • Alexander Silva

    Olá João Obrigado por acompanhar o blog . Quando digo que depende do projeto , quero dizer que temos que analisar alguns aspectos como , o SO que será usado, questões de hardware, armazenamento, aplicações, nuvem publica , nuvem privada, suporte, gerenciamento e o orçamento do projeto. É possível sim o hyper-v virtualizar Linux, assim como KVM e VMware virtualizar Windows .Qual usar ? Aí temos que fazer uma analise focados nos itens que citei anteriormente (só para citar alguns). Espero ter sido esclarecedor .

  • Rener Freitas

    Olá Alexandre, tudo bom? gostei do seu blog tem um ótimo conteúdo e vejo que esta sempre presente respondendo as dúvidas do pessoal… pois bem lá vem eu te trazendo mais dúvidas (rs). Eu sempre trabalhei em empresa pequena ao qual já sabemos que não tem investimentos em infra e temos que fazer muito com pouco… minha dúvida era saber quais dos hypervisors eu teria um melhor aproveitamento sem ser afetado pelas limitações do mode Free. Eu já havia instalado o Vmware já encontrei uma dificuldade de fazer os backups a quente (o Veeam só funciona com versão paga) com o hyper-v da microsoft eu já tive uma primeira limitação para gerenciar com o windows 7, só com o windows 8 para poder gerenciar, não queria recorrer a pirataria… não tive contato com XenServer e nem com o KVM. por isso gostaria de saber de você que solução eu teria um melhor aproveitamento para uma pequena empresa. forte abraço!

  • Alexander Silva

    Xenserver seria uma ótima opção no seu caso , porque não depende de outro sistema para gerenciar e é gratuito.

  • Edinaldo Alves

    Olá Pessoal, Tenho um ambiente virtualizado com hayper-v, não é o cenário que gostaria. neste ambiente trabalho com o GUI do windows server 2012 + Hyper-v. O Hyper-V Server core tem um desempenho muito melhor, porém por questões de mão obra qualificada e custos da mesma, optamos por utilizar o GUI.

    Mesmo assim, tenho tido ótimos resultados, são 6 VMS rodando a um ano, tenho rotinas de backup a quente e a frio.

    Quanto ao gerenciamento através do windows 7 já é possível com a instalação do RSAT para Windows 7.

    Segue um link que pode ajudar:

    http://www.cooperati.com.br/2013/02/19/gerenciando-vms-no-hyper-v-server-2012-com-windows-7/

  • alysson moura

    já virtualizei com xen e vmware ambos na versão grátis e após erros e acertos, percebi que fui mais produtivo a ferramenta da citrix. vejo o gerenciamento mais simplificado e direto, é mais fácil portar vm criada no virtual box. de ponto positivo para o vmware, ressalto a interface web que elimina a instalação de gerenciador tipo windows form.
    também recomendaria o xen, apesar de o outro ser líder de mercado.