5 problemas que são encontrados em um servidor de arquivos

Olá  hoje eu quero te falar dos 5 problemas que um administrador de redes tem que lidar quando administra um servidor de arquivos , sendo o quinto  o mais negligenciado.

Quando configuramos servidores de arquivos, e na medida em que os dados vão se avolumando enfrentamos 5 problemas :

  1. Arquivos inúteis que não tem nada haver com a empresa o tipo de negócio que só faz ocupar espaço no servidor
  2. Usuários que não precisam de tanto espaço no servidor mas que mesmo assim a fatia de consumo de espaço a cada dia cresce sem controle
  3. Usuários que perdem tempo visualizando diretórios de todos os departamentos mesmo os quais ele não tem acesso.
  4. Falta de controle do que está sendo deletado no servidor, impossibilitando cobrar do usuário que executou tão ação.
  5.        Dados misturados, ou seja dados que frequentemente são acessados misturados com dados que quase nunca são acessados tornando o acesso lento.

 

Mas porque esses problemas acontecem?

Porque  administradores de redes não sabem da existência de algumas funções que poderiam resolver esses problemas e deixar o servidor de arquivos mais profissional e melhor gerenciável . São elas:

  1. Triagem de arquivos : Com essa função podemos configurar o servidor para proibir a gravação de arquivos por extensão, impossibilitando que usuários gravem arquivos que não tem nada haver com a empresa como músicas, vídeos, fotos e até mesmo arquivos maliciosos .
  2. Cota de disco : Com essa função você pode dizer para o servidor de arquivos que determinado usuário ou grupos de usuários terá um cota de por exemplo 50 GB de armazenamento no servidor impedido que o usuário não ocupe mais espaço do que um outro usuário que precisa dele .
  3. Enumeração de acesso : Com essa função você diz para o servidor de arquivos para apresentar apenas os diretórios que aquele usuário tenha direito de acesso evitando que ele perca tempo visualizando um monte de diretórios que ele não tem acesso .
  4. Auditoria: Com essa função você pode controlar quem apagou um determinado arquivo, ou mesmo saber quando e de que maquina partiu a ação.
  5. Tierização : Com essa função você pode separar dados que são mais acessados dos que são menos acessados e coloca-los em mídias mais rápida aumentando o desempenho do seu servidor e tornando o backup mais rápido bem como também a restauração .

 

No meu Curso Completo Samba 4 – Aclive Directory Compatible  Server eu ensino essas 5 funções que todo servidor de arquivos deve ter ,funções essas que podem ser  tranquilamente habilitada no servidor de  arquivos Linux.

O curso te leva do Zero ao profissional mesmo que você não saiba nada de Linux , você estará apto a implantar , gerenciar e da suporte em Active Directory e Servidor de Arquivos Linux

 

Este este post também pode te interessar 20 razões porque eu uso SAMBA 4 em vez de um Windows Server Pirata

Alexander Silva

Alexander Silva é Diretor e fundador da AS tem vasta experiência em treinamento e capacitação de profissionais de TI, experiência essa adquirida com mais de 10 anos atuando no mercado. Alexander Silva é Linux: LPIC-1 | LPIC-2 | CLA Novell - SUSE Linux Certified | CompTIA Linux + Microsoft: MCP | MCTS | MCSA | MCSE

You may also like...

  • Gedalias

    Top, boas dicas. Estou fazendo o curso e gostando demais.

  • Rener Freitas

    o seu curso de samba vc também ensina HA com servidor de arquivos samba ? drdb, heart beat?

  • Alexander Silva

    Não versão PRO não , somente na versão Expert que está sendo gravada e ainda não disponível .