4 ferramentas úteis para administrar servidores Linux através do Windows

É comum quando administradores de rede do mundo Windows se tornam meus alunos terem dificuldades de administrar o Linux por sentir falta de alguma facilidades que uma interface gráfica proporciona.

Com a minha experiência de mais de 10 anos ministrando treinamentos para os dois mundos observei que alunos queriam algo eficiente para que o dia a dia com o Linux  fosse facilitado, e rotinas diárias fossem agilizadas eficazmente .

Observei também que como os alunos usavam em suas máquinas pessoais o Windows era necessário então ferramentas que pudessem ser usadas no Windows ou que fossem Platform independent ( não dependesse de nenhuma plataforma a nível de sistema operacional).

As principais necessidades de quem administra o Linux e que vem do mundo Windows são :

 

  • Ganhar tempo na digitação dos comados: Para isso seria necessário algo que fosse possível copiar e colar comando no Linux através do Windows .
  • Transferir arquivos do Windows para o Linux : Para isso seria necessário um Explorer que oferecesse janelas para os dois sistemas de forma gráfica .
  • Editar arquivos ao modo Linux de dentro do Windows : Para isso seria necessário um editor de texto que embora sendo usado no Windows permitisse manter o padrão de formatação de Linux no arquivo editado .
  • Instalar pacotes, gerenciar rede, gerenciar serviços de forma gráfica através do Windows : Para isso seria necessário uma ferramenta que fosse instalada no Windows ou via Web que poderia ser usado em qualquer distribuição Linux voltada para servidores .

Pensando então nas  necessidades principais acima ( mas você descobrirá que outras necessidades também são resolvidas com o uso ) que te apresento ….

4 ferramentas úteis para administrar servidores Linux através do Windows.

 

Ferramenta 1 : Putty

PuTTY é um cliente SSH e telnet, desenvolvido originalmente por Simon Tatham para a plataforma Windows.

Porque ele é útil :

Ele permite depois de conectado no servidor Linux de forma remota pela LAN ou WAN colar comando de forma muito fácil no terminal poupando muito tempo de digitação.

 

Ferramenta 2 : Wincsp

WinSCP é programa livre cliente de SFTP , FTP , WebDAV e SCP para Windows. Sua principal função é a transferência de arquivos entre um computador local e um remoto. Além disso, o WinSCP oferece scripts e funcionalidade básica de gerenciador de arquivos.

Porque ele é útil :

Ele permite depois de conectado no servidor Linux de forma remota pela LAN ou WAN transferir arquivos entre o Windows e Linux apenas arrastando o arquivo entre os dois ambientes.

 

Ferramenta 3 : Notepad ++ ( Plus)

O Notepad ++ é um editor de código fonte gratuito  que em  substituição do Bloco de Notas suporta várias  linguagens de programação .

Porque ele é útil :

Em execução no ambiente MS Windows será possível editar arquivos das mais variadas linguagens e mantendo a formatação do arquivo para aquela linguagem. Assim será possível editar arquivos do Linux dentro do Windows e transferir o arquivo para o Linux sem erros.

Além do mais ele tem total integração com o WinSCP permitido que com apenas 2 clique seja possível abrir um arquivo de texto que esteja no Linux e fazer a edição de forma gráfica.

 

Ferramenta 4 : Webmin

Webmin é uma interface baseada na Web para administração de sistemas para Unix. Usando qualquer navegador web moderno.

 Porque ela é útil :

Com ele você pode configurar contas de usuário, Apache, DNS, compartilhamento de arquivos instalar pacotes, gerenciar grupos, gerenciar usuários , e muito mais. Webmin remove a necessidade de editar manualmente os arquivos de configuração Unix, e permite gerenciar um  sistema local ou remotamente.

 

Conclusão

 

Em suma estas 4 Ferramentas serão de grande utilidade no seu dia a dia no gerenciamento do Linux.

Veja agora o vídeo demostrando as 4 ferramentas e não esqueça de ler também o artigo 5 problemas que são encontrados em um servidor de arquivos e talvez possa gostar desse também , 20 razões porque eu uso SAMBA 4 em vez de um Windows Server Pirata .

 

Até a próxima, e qualquer dúvida deixa um comentário após compartilhar.

 

You may also like...