Como escolher de forma correta o nome do domínio com SAMBA 4

Quando criamos um controlador de domínio e serviço de diretório com o Samba 4 , temos que criar um nome de domínio, pois ele será o domínio principal que o DNS que compõe o  controlador de domínio será autoritário. Todos os computadores terão um nome na base de dados desse domínio e precisam ser resolvidos corretamente.

E como ele será servidor DNS para todos os PCs no domínio, não pode haver conflitos. Isso pode acontecer quando dois domínios são resolvidos para diferentes endereços. O problema disso é que o DNS não para de funcionar se acontecer isso ele apenas resolve nomes para endereços errados que não tem relação com os recursos que estão sem sua rede .

Um exemplo disso é o domínio “samba4.tux“ se esse fosse o nome de domínio escolhido por você, seu AD Samba com seu DNS, seria autoritário para essa zona e tudo abaixo desse nível ; ele responderia diretamente por todas as solicitações dentro desse domínio por exemplo  “pc20.samba4.tux” ou “dc1.samba4.tux”. Se por um acaso alguém na rede solicitasse acesso ao domínio “astreinamentos.com.br” o seu DNS encaminharia a requisição para um outro servidor DNS na Internet e a resolução aconteceria normalmente , pois o seu DNS veria que ele não é autoritário  para essa zona “astreinamentos.com.br” .

Mas imagine que o domínio  “ www.samba4.tux “ é um domínio registrado na internet para acesso ao site da empresa ; aconteceria um problema aqui ; quando você solicitar esse nome, o servidor DNS verá que é responsável pelo domínio “samba4.tux” e procura uma resposta para você, não encontrando, ele não irá enviar a requisição para o DNS do seu provedor de hospedagem, pois ele verá que ele é autoritário para esse zona  , então o site que está em “ www.samba4.tux “ não será acessível para sua rede , porque ele acredita que é a autoridade final deste domínio.

 

Em suma, domínios que são usados na Internet não devem ser usados dentro LAN por acontecer o que chamamos de síndrome do cérebro dividido, onde o DNS tentará resolver um domínio que é externo , internamente .

 

Algumas  dicas para escolher de forma correta o nome do domínio com samba 4 :

 

  • O nome de domínio deve ser globalmente único. Isso garante que, independentemente do que o computador esteja configurado para usar , para a resolução de DNS, o nome irá resolver corretamente e não retornará um “domínio não encontrado”. Nunca deve haver um conflito de nome de domínio!
  • O domínio deve ser associativo à sua empresa. O nome de domínio idealmente deve estar relacionado à sua empresa, tornando fácil lembrar.
  • Você não pode usar um nome de domínio registrado na Internet como “astreinamentos.com.br” mas pode usar “lan.astreinamentos.com.br” porque seu DNS será autoritário só para zona “lan.astreinamentos.com.br” e não para “astreinamentos.com.br” que nesse caso será o DNS do provedor de hospedagem .
  • Evite usar TLD inválidos como .local e .internal – O TLD local é usado por alguns sistemas zeroconf, o mais importante o Bonjour da Apple. Usá-los juntos não funcionará corretamente.

 

O que é TLD ?

 

TLD, do inglês top-level domain) é um dos componentes dos endereços de Internet. Os nomes de domínio para Internet são separado por pontos, e o último nessa cadeia de nomes separados por pontos é o domínio de topo, ou TLD.

Por exemplo, no nome de domínio samba.com, o TLD é  “com “

 

Então para simplificar use o nome da sua empresa no domínio e use um TLD inventado por você bem estranho que você terá a certeza que não existe – Exemplos:

    1. astreinamentos.asad
    2. astreinamentos.adlan
    3. astreinamentos.samba4
    4. astreinamentos.smb4
    5. astreinamentos.brz
    6. astreinamentos.brsp
    7. astreinamentos.brmg

 

Nome NetBiOS  para o nome do domínio com samba 4

O Samba 4 é baseado no Windows Server e segue para efeito de interoperabilidade  a mesma ideia de funcionamento . Então pensando nisso , temos que relembrar ou aprender que o Windows nem sempre usou o DNS como método  resolução de nomes , ele dependia de outro sistema de nomeação; o NetBIOS-NS através de um servidor WINS .

Leia também – 5 problemas que são encontrados em um servidor de arquivos .

Mas embora isso seja coisa do passado pois hoje é usado largamente o DNS para resolução de nomes , mas para efeito de compatibilidade é usando nomes NetBIOS em conjunto com resolução feita através de DNS e todos os domínios AD também possuem nome NetBIOS inclusive os computadores na rede .

Você obrigatoriamente tem que se lembrar disso para que não haja problemas futuros com sua rede e precisa respeitar como o NetBIOS trabalha e suas limitações , então vamos lá :

  • Um nome de computador pode ter até 15 caracteres alfanuméricos sem espaços em branco.
  • O nome deve ser exclusivo na rede e pode conter os seguintes caracteres especiais:

! @ # $% ^ & () – _ ‘{}. ~  (NÃO RECOMENDO)

  • Os seguintes caracteres não são permitidos:

\ * + = | :; “? <>,

  • Apenas uma palavra, não use palavras compotas..
  • Não pode ter pontuação.
  • E também não pode ter “  .  ” (ponto )

Quando você for criar seu domínio com Samba 4 , será necessário informar o nome NetBIOS do seu domínio , geralmente será a primeira parte do seu nome de domínio FQDN  – Exemplo : Se seu domínio for “ samba4.tux ” o nome NetBios sugerido para você pelo samba ,será “samba4”.

Reparou que  o ponto “  .  ” e o restante do nome foram retirados ?

Conclusão:

Então é isso ..

Observando essas dicas você fará uma ótima escolha  do nome para o seu domínio com samba 4,  e não terá problemas de resolução de nomes em sua rede .

 

Alexander Silva

Alexander Silva é Diretor e fundador da AS tem vasta experiência em treinamento e capacitação de profissionais de TI, experiência essa adquirida com mais de 10 anos atuando no mercado. Alexander Silva é Linux: LPIC-1 | LPIC-2 | CLA Novell - SUSE Linux Certified | CompTIA Linux + Microsoft: MCP | MCTS | MCSA | MCSE

You may also like...

  • Carlos

    DUVIDA, apos a instalação e configuração, incluir usuarios e grupos e também estabelecer compartilhamentos.
    Posso mudar o nome do servidor? para ser reconhecido na rede.
    Exemplo, no arquivo smb.conf, uso o parametro global netbios name = NOME_ANTIGO quero mudar para NOME_NOVO.

  • Alexander Silva

    faça backup de seu samba e procure dentro da pasta de instalação do samba o script renamedc . Mas renomear controlador de domínio não é recomendável , pois ele tem apontamento em vários locais

  • Carlos

    Tentei usar o script renamedc, mesmo estando dentro do diretorio o comando não é reconhecido.
    Preciso trocar o nome, pois irei substituir o atual servidor na rede, quando trocar tenho que esta com o mesmo nome do antigo.