Como resetar a senha do Samba 4

Nesse post eu quero te ensinar a como recuperar o acesso o seu Samba 4 , naquela ocasião em que você tenha perdido a senha do Administrator do domínio e também do root do Linux onde os samba esteja instalado .

Mas antes  vamos entender os tipos de acesso que temos quando o  Samba está  instalado no Linux .

No cenário onde nos temos um Linux que esteja trabalhando com o samba instalado , seja fazendo o papel de controlador de domínio ou mesmo um servidor de arquivos dedicado , temos dois tipos de acesso :

 

📛 Acesso Via Administrador do Samba

 

Esse tipo e acesso serve para que você  possa administrar o Samba somente o samba e não o Linux

Problema :

Acesso Administrador, não me permite logar no Linux  e nem administrar o linux via linha de comando e fazer reparos , atualizações , aplicações de patchs e etc .

O que acontece se eu perder essa senha ?

Nesse caso você perderá acesso a administração do samba via RSAT e  nem poderá logar na estação de trabalho como administrator

O que poderei fazer sem essa senha ?

Nada , no que diz respeito ao samba , mas se tiver ainda a senha de root poderá resetar a senha na linha de comando

 

📛 Acesso Via root

 

Esse tipo e acesso serve para que você  acesse o servidor Linux independente do samba, o que possibilita que mesmo que você não tenha a senha do Administrator do samba possa acessar o Linux sem problema .

Problema :

Acesso root , não te permite logar nas estações de trabalho e nem administrar o seu  Samba via Rsat ( interface gráfica )

O que acontece seu eu perder essa senha ?

Nesse caso você perderá acesso a tudo inclusive a administração do samba , quando precisar administrar o samba na linha de comando .

O que poderei fazer sem essa senha ?

Nesse caso você poderá fazer logon na estação e trabalho e administrar o samba via Rsat ( interface gráfica) , usando a senha de administrator do samba  .

 

Como resetar a senha de root e Administrator do Samba .

Antes de continuar entenda que esse post aplica-se a para  Debian 9 strech com o samba instalado como Domain Controller ou Servidor de arquivos dedicado .

 

Vamos primeiro resetar a Senha de root ,para isso siga os passos:

 

  • Inicia o Debian e na tela abaixo pressione a letra “e”

  • Procure a linha como está na figura abaixo e na frente da palavra quiet coloque o seguinte parâmetro depois de dar um espaço init=/bin/bash e pressione CTRL+X

 

  • Depois que iniciar execute o comando mount –n –o remount,rw /
  • Agora execute o comando passwd e defina a nova senha e confirma anova senha conforme imagem abaixo :

 

  • Agora reinicie o servidor pressionando o botão de reiniciar do seu servidor .
  • Depois de iniciado fala logon com a nova senha .

 

Vamos agora resetar a Senha de Administrator do samba,  para isso siga os passos:

 

  • Como o Linux iniciado execute o comando samba-tool user setpassword administrator a partir da pasta bin onde o samba está instalado. No meu caso ele está instalado em /opt/samba então o comando fica assim :

/opt/samba/bin/samba-tool user setpassword administrator

  • Agora digite a nova senha e depois confirme a nova senha como na imagem abaixo :

 

Pronto agora você já recuperou o acesso total ao seu servidor .

 

Conclusão :

Você observou que nenhum sistema é 100% seguro , pois você viu que é fácil resetar a senha de root do Linux . Então tenha sempre o hábito de só permitir acesso aos servidores da empresa somente a pessoas que são de confiança e mantenha-os sempre trancados visando não só a segurança lógica , mas também física .

Leia também :

Como desabilitar e configurar políticas de Senha no Samba 4

Alexander Silva

Alexander Silva é Diretor e fundador da AS tem vasta experiência em treinamento e capacitação de profissionais de TI, experiência essa adquirida com mais de 10 anos atuando no mercado. Alexander Silva é Linux: LPIC-1 | LPIC-2 | CLA Novell - SUSE Linux Certified | CompTIA Linux + Microsoft: MCP | MCTS | MCSA | MCSE

You may also like...